Representantes do CNPURM participam de curso sobre uso apropriado de medicamentos na comunidade.

Representantes do CNPURM participam de curso sobre uso apropriado de medicamentos na comunidade.

Coordenado pelos professores e pesquisadores Rondinelli Mendes da Silva e Vera Lucia Luiza, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e ofertado pelo professor Benoit Marchand. O curso “Promoção do Uso Apropriado de Medicamentos na Comunidade” ocorreu nos dias 6, 8, 12 e 13 de agosto de 2019.

Benoit Marchand é coordenador geral da ONG nacional Acción Internacional para la Salud (AIS) de Nicarágua e membro do Grupo Nacional de Promoción de la Medicina Basada en Evidencia de Nicarágua (GRUNAMEB); International Society of Drug Bulletin (ISDB), Drug Utilization Research Group Latinoamérica (DURG-LA) e membro ad hoc do Comité de uso racional de medicamentos del Ministerio de Salud de Nicaragua (CURIM central).

O objetivo do curso foi de analisar e desenvolver criticamente estratégias de investigação e de promoção do uso apropriado de medicamentos na comunidade. Durante o curso foi debatido passos para o desenvolvimento de intervenções eficazes para melhorar o uso de medicamentos; apresentado métodos para analisar e investigar o uso de medicamentos na comunidade. Como fazer uma avaliação rápida para analisar um problema com o uso de medicamentos na comunidade; propostas de intervenções para melhorar o uso de medicamentos pela população; pré-teste de materiais educativos; apresentação de premissas para elaboração de materiais educativos eficazes e levantamento de propostas, avanços e desafios para a assistência farmacêutica na atenção primária no Brasil.

O curso contou com a participação de trabalhadores da secretaria municipal e estadual do Rio de Janeiro, residentes em saúde da família, egressos de cursos oferecidos pela ENSP/Fiocruz, trabalhadores do Ministério da Saúde e representantes do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM).

O CNPURM foi representado no curso por intermédio de Maria Fernanda Brandão, Alessandra Russo e Vera Lucia Luiza. Além de Alane Ribeiro e Gabriel Okamoto, Secretários Executivos do CNPURM. Espera-se que o curso contribua com as atividades do CNPURM para promoção do uso racional de medicamentos na comunidade.


Imprimir